Como vender fotos pela internet e ganhar dinheiro

Hoje em dia é relativamente fácil vender fotos pela internet, mesmo que você não seja profissional. Basta ter uma variedade de assuntos com boa qualidade, e já se pode pensar em ganhar algum dinheiro.

Há vários sites que atuam como canal de venda entre o fotógrafo e comprador (que pode ser um jornal, uma revista, um site ou até mesmo uma pessoa comum que queira utilizar a imagem em um quadro). Um dos principais sites neste ramo é o Fotolia, e a seguir você verá algumas dicas de como fazer para começar neste negócio.

Antes de mais nada, o óbvio: terá que cadastrar-se no Fotolia. Logo a seguir já pode começar a enviar suas fotos que deseja comercializar. Também é possível enviar videos (em geral clips curtos de até 30 segundos).

Os valores de cada venda são variáveis (desde valores menores para imagens de baixa resolução até valores mais altos quando se vende alguma imagem com licença “alargada”, que signfica que a foto pode ser veiculada em alguma publicação ou algo deste tipo). Na média os valores obtidos por cada venda são pequenos, mas se você tiver fotografias interessantes, uma imagem pode ser vendida centenas de vezes, e isso multiplicado por várias fotografias interessantes, pode fazer com que você tenha um rendimento interessante no final do mês. Ainda é difícil viver de venda de fotos, embora exista várias pessoas que vivem disso. Mas mesmo que o ganho não seja tão grande, você terá suas fotos catalogadas no site pelo tempo que desejar, sem ter que pagar nada, e sem precisar fazer mais nada, pois uma vez cadastradas, basta apenas aguardar pelas vendas e pagamentos.

Para vender suas fotos, é importante observar as dicas a seguir:

  • Só envie fotos de sua autoria;
  • Para fotos com pessoas, é necessário uma autorização de uso de imagem (formulário disponível no próprio site, basta preencher e enviar escaneado); o mesmo se aplica para locais particulares em que a propriedade esteja em evidência;
  • Não deixe que marcas registradas apareçam nas fotos (em camisetas, cartazes, etc.);
  • Envie somente fotos de qualidade (que não estejam desfocadas, sem ruídos de ISO alto, sem sombras de flash, etc.);
  • Envie fotos de temas diversos, mas evite assuntos muito comuns, como fotos de flores (essas não são mais aceitas devido a categoria estar muito cheia); porém fotos de natureza que contenham flores são diferentes de uma foto só de flores;
  • Fotografias com temas que sugerem idéias ou conceitos são as mais procuradas (veja link abaixo); por exemplo, quando começaram a falar do carro híbrido (elétrico), muita gente enviou fotos com o carro plugado em uma tomada;
  • O uso de Photoshop ou outros softwares é liberado, porém só utilize-os se tiver experiência e deixar a foto com aspecto extremamente profissional.

Para saber que tipo de foto está sendo vendida no momento, e se você consegue fazer algo similar (não copie a fotografia, mas o estilo, faça uma nova visão de um mesmo conceito ou crie um conceito diferente), siga os passos a seguir:

  • Clique aqui para acessar o site da Fotolia, e vá ao final da página principal; procure pelo link “melhores vendas” (veja imagem abaixo), que irá mostrar as imagens mais vendidas da semana:
  • Poderá também pesquisar por palavra-chave e ordenar o resultado por “baixadas” (as mais vendidas) ou “popularidade” (as mais vistas); para isso faça primeiro a pesquisa, e quando aparecer os resultados, vá ao menu ao lado esquerdo da tela e escolha a opção de ordenação.

Pesquisando pelas fotos de mais sucesso você terá uma noção de qual tipo de fotografia pode ser vendida com mais facilidade, e tentar reproduzir imagens similares no que se refere ao conceito, gênero e qualidade. Mesmo assim, novidade é sempre novidade, e caso você tenha algo muito interessante, pode arriscar, o máximo que pode acontecer é a foto ser reprovada pelo site. Fique atento à datas festivas, como Ano Novo, Carnaval, etc., e se tiver em seu acervo imagens deste tipo, vale a pena enviá-las.

E então, você tem imagens boas para poder participar? Conte-nos enviado o formulário de comentários deste artigo.

23 ideias sobre “Como vender fotos pela internet e ganhar dinheiro

    • Olá! Após fazer o cadastro, basta clicar em “meus arquivos” / “enviar foto”, a melhor opção é enviar um arquivo de cada vez. O Fotolia está todo em português, é muito fácil de enviar as fotos.

    • Olá! Já efetuou seu cadastro? O site da Fotolia está todo em português, é muito fácil de usar. Recomendo o envio de 1 foto de cada vez, para evitar travamentos e problemas no upload, já que deverá enviar os arquivos em alta resolução. Lembre-se de enviar as melhores fotos que tiver, para que sejam aprovadas.

  1. Gostaria de tirar algumas dúvidas, tem algum custo para colocar as minhas fotos na página de venda? Como procedem ao pagamento das fotos? Sou apenas um amador mas gostaria de tentar.

    • Cada vez que uma foto de sua autoria for vendida no site Fotolia, receberá uma comissão que será creditada em sua conta Fotolia e poderá a qualquer momento pedir a conversão desses rendimentos em Euros, assim que tiver no mínimo 50 créditos convertíveis, via Paypal ou Moneybookers.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>